Reunião com a PRPPG – 14/04/2011

Reunião com PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Dia: 14/04/11
Hora: 10:30
Local: PRPPG UFPR

Presentes: João (Administração), Cassius e os dois Thiagos (Bagatin e ?) (Educação) e Edilson (pró-reitor).

Temas abordados:
- Contrapartida da bolsa REUNI
- E-mails dos alunos
- Exame de suficiência
- Vínculo empregatício

Contrapartida da bolsa REUNI:

  • Segundo o Edilson, a portaria 10/08 regulamenta a bolsa REUNI e institui um comitê gestor, que se reune mensalmente, sempre antes do dia 10 de cada mês. O comitê é composto pelo Edilson (PRPPG), Adriano (coordenação de expansão – presidente do comitê), Maria Lúcia (PROGRAD), um representante do fórum de coordenadores de cursos da graduação, um representante do fórum de coordenadores da pós-graduação e um da PROEC.
  • Questionamos sobre a presença estudantil nesse comitê, já que toda composição decomissão deve prever 1/5 de suas cadeiras aos estudantes. Ele não soube dizer ao certo, mas ao que tudo indica, os conselheiros da época não reivindicaram participação. Ele disse que por enquanto o comitê pode convidar o fórum para participar das reuniões. Como conselheiro, representante discente da pós dos conselhos superiores, Thiago Bagatin ficou de solicitar revisão da composição do comitê para garantir a presença de estudantes.
  • O comitê emite anualmente um edital que versa, dentre outras coisas, sobre acontrapartida da bolsa REUNI. Esses editais se encontram em www.reuni.ufpr.br
  • No dia 24/03/10, na FUNPAR, houve uma ampla reunião entre o fórum de coordenadores da graduação com os coordenadores da pós-graduação paradebaterem a contrapartida da bolsa REUNI. A ideia era que os bolsistas pudessem auxiliar nas demandas das graduações. Essa reunião não foi deliberativa, mas apenas um espaço de discussão.
  • O comitê cogitou a idéia de realizar reuniões setoriais com estudantes da pós, mas, segundo Edílson, “faltou perna”.
  • Conforme discutimos na última reunião do fórum, propomos um evento sobre a contrapartida da bolsa REUNI, com representante da PRPPG e que pudesse aglutinar mais estudantes em torno do fórum. O Edílson gostou da idéia e sugeriu a presença do coordenador nacional de expansão do REUNI. Não fechamos nada nessa reunião, apenas levantamos a idéia. Ficamos de discutir com o fórum e marcar novamente uma conversa sobre isso.

E-mails dos alunos:

  • Edilson disse que não tem o contato dos alunos na PRPPG, somente os programas temos dados dos alunos. Somente agora a PRPPG teve acesso, via CAPES, à relação dos alunos, mas sem o contato deles.
  • Na página da PRPPG (www.prppg.ufpr.br), ícone “mestrado e doutorado, tem todos os e-mails e telefones dos programas.

Exame de Suficiência:

  • Perguntamos se há previsão do exame ser oferecido mais vezes durante o semestre.Ele disse que ano passado foi o primeiro ano que o Núcleo de Concursos realizou o exame, antes disso quem ofertava era o Delin. Ainda estão iniciando as discussões sobre o exame, mas adiantou que já cogitaram a idéia do exame ser informatizado (tipo Detran), o que possibilitaria a realização em laboratórios de informática e mais vezes durante o semestre. Mas isso é só uma idéia que não teve nenhuma ressonância prática.

Vínculo Empregatício:

  • Edilson argumentou que hoje cada programa regulamenta o vínculo (ou não) das bolsas CAPES. Relatou que algumas universidades têm regulamentado essa questão do vínculo via universidade. Algumas proibiram o vínculo e outras permitiram.
share save 171 16 Reunião com a PRPPG – 14/04/2011
Esta entrada foi publicada em ATAS, Reunião e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>