Relatoria 2ª reunião – 09/04/2011

RELATO II REUNIÃO DO FÓRUM DOS PÓS-GRADUANDOS DA UFPR

Presentes: Edson, Fábio, Érico (sociologia), Ângelo (Ciências Farmacêuticas), Júlio (Química), Thiago, Lucas, Cassius, Marcelo (Educação), Raquel, João (Administração), Flávio (Ciências Contábeis), Lauren (Residência Multiprofissional).

  • Debate que não podemos perder de vista, caminhar em seu sentido e, num momento oportuno, aprofundar: indicação dos estudantes de pós-graduação nos conselhos superiores pelo DCE. Precisamos analisar como podemos alterar esse processo estatutariamente, além de debater a necessidade e possibilidade da fundação de uma entidade representativa dos estudantes de pós-graduação da UFPR.

Temos clareza de que não é possível aprofundar esse debate agora e nem temos como pautar algumas lutas que dizem respeito à política nacional de pós-graduação. Além disso, sabemos que o próprio espaço de discussão como o fórum, em um momento, perde seu sentido de existir.

  • Por isso, é necessário tirarmos bandeiras de luta, criar um mecanismo mais orgânico de defesa dessas bandeiras, num movimento que dialogue e agite essas bandeiras com a base.
  • É necessário que analisemos como as outras APG’s pelo Brasil foram instituídas burocraticamente. Analisar estatuto e os processos políticos que são tocados por essas associações.
  • Está em nosso horizonte a organização de um encontro de Pós-Graduação da UFPR, que trate objetivamente de questões políticas e de organização dos estudantes.

PRINCIPAIS ENCAMINHAMENTOS:

  1. Organização e objetivo do fórum
    1. Reuniões com periodicidade de 1 mês, sem ficarmos parados entre elas. Nos períodos entre reuniões, é necessário agitarmos a base e levantar as bandeiras que tenhamos como consenso.

Entre essa reunião e a próxima, temos duas tarefas principais:

- Agitar nossa principal pauta (item 3) entre os estudantes e tocar os processos institucionais necessários para que ela caminhe (conversas com a PRPPG).

- Movimentar a lista de e-mails e convidar o máximo de estudantes para aderirem a ela.

- Divulgar o fórum e ampliar o número de estudantes nas reuniões.

    1. Um dos principais objetivos é mobilizar os estudantes.
    2. Analisar como outras APG’s se organizam.

É necessário que nos coloquemos na luta e deixar os itens b e c em nosso horizonte.

Nossas próximas reuniões acontecerão aos primeiros sábados de cada mês, às 14 horas, de preferência no DCE (Marcelo ficou com a tarefa de reservar o diretório para as reuniões e dar o repasse por e-mail).

  1. Principais pautas
    1. Condições da contrapartida das bolsas REUNI
    • Debater junto à PRPPG as possibilidades de organizarmos um debate entre o fórum e a pró-reitoria a respeito das condições sob as quais as atividades de contrapartida estão sendo feitas.
    • Analisar a possibilidade de os estudantes efetuarem atividades de docência no período de contrapartida, analisadas pelo fórum de extrema importância para a formação do pós-graduando.
    • Grupo de trabalho formado para debater essa questão e entrar em contato com a PRPPG: Marcelo, Thiago, Lucas, Cassius, João.

Marcelo fica responsável por marcar reunião com a PRPPG.

A comissão fica com a tarefa de dar os repasses desse diálogo por e-mail.

    • Na reunião com a PRPPG, tentar conseguir os e-mails dos representantes discentes dos programas da UFPR. Caso não seja possível, podemos pedir formalmente através de um ofício assinado pelo DCE.
    1. Residentes
    • Conhecer melhor os espaços de luta dos residentes e pautar suas reivindicações no fórum.
    • Buscar a representatividade dos residentes, que atualmente não têm força política para pautar suas reivindicações em âmbito da UFPR.
    • Articular nossa luta aos debates que estão sendo feitos pelos residentes.
    • Lauren fica responsável por apresentar o fórum nos espaços dos residentes, dar o repasse a nós e trazer os informes ao fórum.
  1. Comunicação
    • Precisamos divulgar o fórum para fora, utilizando todas as ferramentas que podemos: e-mails, anúncios no site da UFPR, cartazes, panfletos.
    • Se for preciso financiamento para cartazes, impressões ou cópias, podemos utilizar a cota do DCE.
    • Tarefas:
      • Lauren: divulgação no HC
      • Lucas: divulgação no politécnico
      • Cassius: divulgação de agrárias
      • Marcelo: organização da lista de e-mails
      • Fábio: confecção do cartaz para a próxima reunião (enviar na lista de e-mails quando estiver pronto)
  1. Pauta da próxima reunião:
    1. REUNI
    2. Residência
    3. Planejamento anual
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