Relatoria 4ª Reunião – 04/06/2011

FÓRUM DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFPR

Relato da IV reunião

Data: 04/06/11

Local: Diretório Central dos Estudantes da UFPR

Presentes: Marcelo, Lucas, Thiago, Cassius (educação), Márcia (design), Silvana (engenharia de produção), Leandro (contabilidade).

1)      Informes

1.1) DANC

Gastão, estudante de medicina e integrante da atual gestão do Diretório Acadêmico Nilo Cairo (DANC) expôs o processo de tentativa de desocupação, por parte da reitoria, que está acontecendo. O DANC ocupa um prédio de seis andares no centro da cidade, que é utilizado pelo diretório e por todo o movimento estudantil da UFPR há décadas, como importante espaço de mobilização e articulação de lutas. No último mês, a reitoria fez uma vistoria no prédio e, devido às precárias condições do local, tanto estruturais quando de fiação elétrica, hidráulica, elevadores etc., concluiu que o prédio precisa ser desocupado pelos estudantes imediatamente. Segundo Gastão, representando o movimento “O Prédio é Nosso”, articulado por estudantes de medicina, trata-se de um fato político, e do desejo da reitoria de desmobilizar o ME, já que o espaço físico do DANC possibilita que diversas organizações de luta de Curitiba se reúnam e se articulem. Não é uma questão apenas técnica, pois as condições são essas há bastante tempo e o próprio DANC manifestou o desejo de uma reforma urgente no prédio diversas vezes junto à reitoria. Ou seja, o DANC reconhece a condição precária do prédio, mas entende que a reforma precisa ser feita, paga pela reitoria e que não haja desocupação durante a reforma (segundo Gastão, isso é possível, pois aconteceu na reforma da Santos Andrade).

Foi organizada uma comissão de reforma, com apenas 2 estudantes e 9 membros da reitoria, que votou pela desocupação. A reitoria pauta a reforma do prédio, orçada em 5 milhões de reais, e a posterior utilização dele para um espaço de aprendizado do curso de medicina. Consequentemente, pauta o despejo dos estudantes de medicina (e também de todo o ME combativo) do prédio. Para Gastão, a única forma de resistirmos é a movimentação de rua.

Encaminhamentos:

  • O fórum apóia o movimento dos estudantes de medicina. Assinaremos a moção de apoio escrita pelo DANC e já enviada por nós pela internet.
  • É importante que os repasses sejam dados por aqueles integrantes do fórum que estão acompanhando o repasse mais de perto.

1.2) Congresso Nacional das Associações de Pós-Graduação (CONAP)

O congresso vai acontecer de 18/08 a 21/08, em Recife e Olinda-PE.

Encaminhamento:

Lucas procurará saber como ocorre a tiragem de delegados. Se for nos mesmos padrões do Congresso da UNE, em que os delegados são eleitos em chapas sem vínculo com o DCE, poderemos pensar em tirar delegados e analisar a viabilidade financeira da viagem. Isso poderia ser feito através de um ofício, assinado pelo fórum e pelo DCE, enviado à PRAE.

Caso a tiragem de delegados seja vinculada às APG’s, teremos condições apenas de compor o congresso como observadores.

1.3) Assembléia dos estudantes da UFPR

A assembléia aconteceu no dia 26/05, no auditório da administração do Centro Politécnico. Lucas compareceu enquanto fórum, mas não fez uma fala de divulgação, já que o número de estudantes era muito pequeno e as pautas muito específicas do ME de graduação.

Lucas conclui que é importante continuar pautando a integração entre ME de graduação e de PG, mas resguardando uma autonomia em relação às nossas pautas, que em alguns casos são bastante diversas do ME de graduação.

2)      Contrapartida das bolsas REUNI

2.1) Repasse geral da reunião com a PRPPG

  • Marcelo escreveu um relato e enviou no e-mail.
  • Edílson, coordenador dos programas de mestrado e doutorado da PRPPG, concordou integralmente com a carta de diretrizes que escrevemos e sugeriu a inserção das diretrizes na resolução CEPE 10/08, já que ela será reformada de qualquer maneira, para a inserção dos programas de pós-doutorado. Segundo Edílson, seria mais difícil aprovar uma nova resolução apenas com as diretrizes.

2.2) Evento sobre as bolsas REUNI

O evento acontecerá no dia 14, às 19h, no auditório da administração do Centro Politécnico. A PRPPG já começou a divulgação aos programas enfatizando que é obrigatória a presença de todos os bolsistas REUNI, contando como horário da contrapartida. Como a divulgação está sendo feita pela PRPPG, não é necessário que façamos uma divulgação mais massiva enquanto fórum. Alguma divulgação, com a colagem de cartazes, seria interessante para criar uma identidade do fórum com a comunidade acadêmica e para enfatizar que também estamos organizando o evento.

A mesa será composta por um representante do fórum, um representante da PRPPG e os presidentes dos fóruns de coordenadores de graduação e pós-graduação.

Encaminhamentos:

  • Marcelo vai enviar e-mail ao Edílson, cobrando o envio de e-mail de divulgação para todos os programas. Além disso, perguntará se é possível imprimirmos cartazes para a divulgação do evento via PRPPG.
  • Propor para o Edílson que as falas sejam de, no máximo, 10 minutos e que o debate seja garantido após cada fala.
  • Marcelo representará o fórum na mesa e deverá abordar os seguintes pontos em sua fala:
    • Princípios do fórum, que estão na carta, partindo de um resgate histórico e da contextualização do seu surgimento.
    • Leitura do documento que escrevemos, no qual pontuamos as diretrizes para a realização da contrapartida das bolsas REUNI. Enfatizar que o documento foi proposto pelo fórum, mas que resultará em uma carta conjunta com a PRPPG.
    • Divulgar próximas reuniões do fórum e enfatizar a importância da participação dos estudantes; apenas com essa mobilização conseguimos organizar o evento!
    • Passar uma lista de contatos no evento, pois provavelmente será o espaço em que teremos maior contato com os estudantes.

2.3) Documento conjunto fórum/PRPPG

A partir das diretrizes que propusemos na carta entregue ao Edílson, será escrito um documento conjunto entre o fórum e a PRPPG, que poderá dar mais força no momento em que a reforma da resolução for pautada no CEPE.

Encaminhamento:

  • Enfatizar ao Edílson que a PRPPG deve escrever o documento;

2.4) Comitê gestor das bolsas REUNI

Durante a reunião com Edílson, ele afirmou que podemos compor as reuniões do comitê como convidados, já que na resolução 10/08 não é prevista a participação de estudantes. Porém, a alteração da composição desse comitê também deve ser reivindicada por nós no momento da reforma da resolução.

3)      Portaria conjunta CAPES/CNPq

De acordo com algumas divergências que foram colocadas na lista de e-mails do fórum, propôs-se como discussão a portaria conjunta CAPES/CNPq que possibilita acúmulo de vínculo empregatício e recebimento de bolsas CAPES.

Lucas, Marcelo e Silvana argumentaram que são contra a portaria. Para Lucas e Marcelo, a portaria vem no sentido de precarizar o trabalho do pós-graduando e jogar para o sujeito a responsabilidade de se subsistir materialmente. Além disso, dá margem para o governo não reajustar o valor das bolsas, congelado há três anos.

Para Silvana, em muitos casos as bolsas acabam sendo destinadas a estudantes que já trabalham em grandes empresas, com ótimos salários, e obtêm bom rendimento nos processos seletivos. Ou seja, ao invés de a bolsa servir como um auxílio para que o estudante tenha melhores condições de cursar a pós-graduação, acaba servindo como complementação financeira de quem já tem uma boa inserção no mercado de trabalho. O grande problema é que precisa haver critérios mais bem delimitados para os processos seletivos, que não apenas o mérito.

Thiago Bagatin aponta que não devemos discutir apenas a portaria, mas a essência da política de pós-graduação. Concorda com a Silvana que precisa haver critérios mais bem delimitados; o critério sócio-econômico precisa ser o principal, pois a bolsa não deve ser um prêmio, mas uma maneira de dar condições a quem quer fazer pós-graduação. A bolsa não pode ser uma complementação financeira àqueles que recebem bons salários. Porém, é importante que a universidade esteja aberta para aqueles que possuem uma vivência no mundo do trabalho e não desejam seguir a carreira acadêmica, mas que buscam uma complementação formativa na academia. A portaria permite isso e, portanto, ela deveria ser expandida para todas as bolsas.

Cassius concorda com Thiago e afirma que se não fosse o vínculo empregatício e a bolsa, talvez ele não tivesse condições de fazer o mestrado.

Márcia também concorda com Cassius e Thiago e acha que a portaria é positiva no sentido de permitir que mais estudantes-trabalhadores possam fazer pós-graduação, sem que necessariamente tenham que seguir a carreira acadêmica.

Marcelo e Lucas afirmam que percebem que as posições não são absolutamente divergentes, pois, para eles, o maior alvo de críticas é a forma da portaria, que acaba criando uma falsa democratização: ao mesmo tempo em que se permite que a classe trabalhadora esteja na universidade e na pós-graduação, ela está fazendo uma dissertação ou uma tese e trabalhando intensivamente fora da universidade, pois precisa se sustentar. Uma permissão de acúmulo de bolsa e vínculo empregatício poderia, sim, acontecer, mas com parâmetros mais bem definidos, com relação de fato entre objeto de pesquisa e atividade profissional, com poucas horas de trabalho fora da universidade e concessão de bolsas mediante critérios sócio-econômicos.

A conclusão do debate foi no sentido do consenso de que são necessárias diretrizes básicas para os processos seletivos dos programas.

4)      Residentes

  • A MP 521, que propõe o aumento no valor das bolsas dos residentes caducou (passaram-se mais de 6 meses); não foi votada no senado porque a posição do governo foi vincular sua votação à da MP520, que também não foi votada.

Porém, já há indicativos de greve dos médicos residentes para o início de julho caso as bolsas não tenham o aumento previsto na MP.

  • Os residentes multiprofissionais da UFPR organizaram um evento no HC entre ontem e hoje e, por isso, não puderam comparecer à reunião do fórum. Provavelmente poderão dar o repasse do evento e das outras questões na próxima reunião.

5)      Carta de princípios

A carta escrita pelo Lucas com base nos apontamentos da última reunião foi aprovada, com uma ressalva: inserir como subitens do item 7 os três pontos que haviam sido elencados na reunião. Os subitens são:

Discutir os objetivos da pós-graduação numa universidade pública.

Garantia da pluralidade epistemológica nos cursos.

Discutir o papel dos critérios de avaliação da CAPES.

6)      Outras questões

6.1) Comunicação

  • Marcelo gostaria de gerenciar o blog, mas está sem tempo.
  • Em relação ao domínio soylocoporti, chegamos ao consenso de que é desconfortável para o fórum divulgar seu endereço eletrônico a partir do nome de um grupo. Aparentemente, estaríamos vinculados politicamente ao grupo.
  • Apontamos que o ideal seria uma comissão de comunicação, que pensasse de forma mais sistematizada as questões de gerenciamento do blog, divulgação de reuniões etc. Porém, concluímos que, de acordo com o tamanho das nossas pernas, estamos nos envolvendo em várias atividades e cumprindo-as com eficiência. Podemos deixar essas decisões para momentos posteriores.

Encaminhamentos:

  • Por enquanto, Marcelo faz o mínimo das tarefas de gerenciamento do blog, como postar relato da reunião e a divulgação do evento. Porém, a discussão sobre isso fica para a próxima reunião.
  • Trazer novamente essa discussão na próxima reunião.

6.2) Agenda

06/06 às 12h: reunião sobre o processo do DANC, no pátio da reitoria;

14/06 às 19h: evento sobre a contrapartida das bolsas REUNI;

02/07 às 14h: próxima reunião do fórum.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

36 Responses to Relatoria 4ª Reunião – 04/06/2011

  1. Thanks for ones marvelous posting! I really enjoyed reading it,
    you could be a great author.I will alkways bookmark your blog aand wil often come back
    at some point. I want to encourage you continue your great work, have a
    nice holiday weekend!

    Feel free to visit my web blog: https://telegra.ph/Playson-and-its-gaming-machines-12-25

  2. jamesjx4 says:

    How to download software drivers or utilities brother usa
    http://android.sexy.back.seat-phone.veel.titsamateur.com/?valentina-yazmin

    porn model roger porn dogystile free porn safest ghetto moms free porn movies ebony porn queens list

  3. dwightil8 says:

    Free porn videos sex movies porno xxx porn tube pornhub
    http://rebeka-las-vegas.alexysexy.com/?ansley-jazmyn

    porn star diesel v free online migget porn free porn teen ebony asian harajuku teen porn twink porn sites

  4. bridgettju2 says:

    First time lesbian seduction straight best results 2023
    http://adultmindfulnesscoloringbook-bigblacknaturalbreast.energysexy.com/?tayler-kaylyn

    free thick thighs porn fiji porn sites hot yuri porn videos makenzie swicegood porn yazum free porn amateur

  5. kathrynye3 says:

    Free cheating wife porn tube interracial wives stories
    http://beach-png.colleen.a4ktube.com/?audrey-madelynn

    touch tube porn ciriani italian porn star limewire porn found cock sucking championship free porn video teamsquirt porn images

  6. victorcv11 says:

    Watch j m fitness 2018 porn full movie online free pornwatch
    http://gayinhome.skinrashonelbowspictures.gigixo.com/?tyler-ashton

    amiter porn high quality italian porn videos jessica the rabbit porn dasha porn tubes asian piss porn

  7. DengizaimyPt says:

    Здравствуйте! Возник вопрос про деньги в долг у человека? Предлагаем безопасный источник финансовой помощи. Вы можете получить деньги в долг без излишних вопросов и документов? Тогда обратитесь к нам! Мы предлагаем высокоприбыльные условия кредитования, быстрое решение и гарантию конфиденциальности. Не откладывайте свои планы и мечты, воспользуйтесь доступным предложением прямо сейчас!

  8. Rastreador de teléfono celular – Aplicación de rastreo oculta que registra la ubicación, SMS, audio de llamadas, WhatsApp, Facebook, fotos, cámaras, actividad de Internet. Lo mejor para el control parental y la supervisión de empleados. Rastrear Teléfono Celular Gratis – Programa de Monitoreo en Línea.

  9. ErnestAcilm says:

    Криминалистика — прикладная юридическая наука, исследующая закономерности приготовления, совершения и раскрытия преступлений https://criminalistics-ed.ru/.

  10. Bryanwet says:

    «Промедиа, сетевые коммуникации» компания по разработке и созданию сайтов для малого бизнеса, промышленных, торговых, научно-производственных предприятий и предприятий сферы услуг Обнинска и Калужской области. Сделать сайт у нас – создать полноценный коммуникационный инструмент между вашим бизнесом и вашими клиентами в интернете https://promedia-site.ru/.

  11. Carlosgrigh says:

    Группа Компаний ФИННЛАК, являясь официальным дилером концерна Tikkurila Oyj, предлагает строительно-бытовые и промышленные лакокрасочные материалы торговой марки Тиккурила оптом. Вся реализуемая продукция изготовлена с учетом климатических особенностей России, что обеспечивает длительные сроки эксплуатации на протяжении 15 – 20 лет https://finnlak.ru/.

  12. ursulawr11 says:

    Rocco more than ever episode 01 with rrocco siffredi
    http://screenshot-black.poen.allproblog.com/?breanna-meghan

    best gay porn online video pleasure is afoot porn free download free extreme bizarre porn xxx outdoor snow porn pics female porn vids

  13. Roberttes says:

    Дверь, оборудованная защелкой такого типа, оснащена снаружи и изнутри неподвижной ручкой, никак не связанной с замком и всегда открывается ключом https://adamsrite.ru/.

  14. ThomasSculk says:

    Кодировка дисульфирамом — самый радикальный способ выработать стойкое и длительное отвращение к алкоголю https://otkapka.ru/.

  15. Brucebut says:

    Экопоселение Радость на территории прилегающей к озерам Ежозеро и Надречозеро https://eco-joy.ru/

  16. Michealcib says:

    Но при том вам нет необходимости думать об ангаре для воздушного судна, его техническом обслуживании https://blogstreetdog.ru/.

  17. johnnietm11 says:

    The top 20 best bubblebutt pornstars 2023 pornstar gold
    http://swiss-riley.reid-kissa.sins.swallow.energysexy.com/?deanna-anabel

    superhero sex porn milfs at work porn death note hentai porn getting fucked while asleep porn rahma tube porn

  18. DavidFrord says:

    В течение последующих 14 лет я не расставался с сигаретой ни на день https://brositkuritlegko.ru/.

  19. KevinHep says:

    На сегодняшний день, наша компания не самая крупная по московским меркам, полностью обеспечивает свои объекты финансированием, материалами, высококвалифицированным персоналом и имеет репутацию крепкой и надежной компании https://vesta2.ru/.

  20. julianhd4 says:

    Pornhub s parentpany admits to profiting from sex trafficking
    http://barrington.flint.adablog69.com/?janie-alma

    mark sergeant gay porn gold porn tibe ralph woods video porn teen on teen amateur porn hot ukraine porn

  21. coreyud18 says:

    It s enough to look for porn just try this porn get the full access
    http://harley-dean-vs.bbc-marlene.jsutandy.com/?mara-miracle

    watch full porn movies online fake porn facials free red hot porn search amatre porn free amature porn hub

  22. MurrayKig says:

    Адмокат-МОШЕННИЦА Шевцова Виктория Сергеевна (МКА «Рубикон» т.79055205584) для решения вопроса о разводе. Но её хваленый профессионализм подвел — адвокат не явилась на суд, а решение суда так и не пришло по почте уже в течение месяца. Более того, адвокат не выходит на связь уже целый месяц и не отвечает на звонки. МОШЕННИЦА Шевцова Виктория Сергеевна отличается низким качеством работы и отсутствием уважения к клиентам. Пришлось оформлять рассрочку по оплате за её услуги, но на самом деле она не выполнила свою работу в данном деле.

  23. juliexy18 says:

    Who are the top australian pornstars of 2023 find out here
    http://boroughbridge.high.energysexy.com/?amara-joslyn

    spuirting porn videos video porn ninja naked free download porn movie diva porn film mp3 hamafradite porn

  24. bernicelo60 says:

    Free hardcore sex videos hardcore porn movies pornhub
    http://amateurpornsearchengine-ileanabikiniphotos.celebrityamateur.com/?jada-jaylynn

    mom vs young porn sarah jane hamilton porn actress world gay porn video porn share file video bellydance porn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *